O personagem é um elo entre a criança e a marca, gerando uma aproximação por ser a representação de seu universo fantasioso. A construção de personagens imaginários faz parte da natureza infantil e é importante para o desenvolvimento de seu intelecto,.estão presentes nos contos de fada, nos desenhos animados, nas historias em quadrinhos. Os personagens que dão vida às marcas também fazem parte desse imaginário e podem ser criados especificamente para um determinado produto ou podem ser licenciados.
A criação de um personagem é de extrema importância para o universo de aprendizado infantil. No entanto, precisa ser bem construído para ser aceito, e gerar uma aproximação e estimulando o imaginário infantil.
Os personagens são valorizados pelas crianças, principalmente quando são aprovados pelos grupos de amigos. Como tudo na sociedade , a vida dos personagens também é perecível e geralmente é bem curta como raras exceções como, como por exemplo, Ronald McDonald’s. O que não quer dizer que esse tipo de personagem clássico esteja eternamente na moda , o que é percebido pela criança. O Ronald McDonald’s é um personagem quase tão conhecido quanto papai Noel, 96% das crianças dos EUA são capazes de reconhecer Ronald McDonald’s.
O personagem é visto por esse publico como uma pessoa real e mantém um relacionamento de amizade. O personagem comunica diretamente com seu público-alvo e família, traz personalidade e valores da marca que estão ligados à diversão, e alegria. O personagem Ronald Mcdonald’s através do seu modo de si vestir e um jeito brincalhão consegue cumprir com seu objetivo e transmiti personalidade ao público-alvo.
As crianças alem de contar com o Ronald McDonald’s conta também com seus amigos, Birdie, Shaky e Papaburgue.